SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número157Formação docente, um projeto impossívelRepresentações de formadores sobre a avaliação das aprendizagens em educação de adultos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

MENDONCA, Fabiana Luzia de Rezende  e  SILVA, Daniele Nunes Henrique. A formação docente no contexto da inclusão: para uma nova metodologia. Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, n.157, pp.508-526. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143274.

O presente artigo consiste em um estudo teórico sobre questões referentes à inclusão escolar, à deficiência intelectual e à formação de professores. Discute-se a temática da inclusão na contemporaneidade, circunscrita por tensões entre o respeito às diferenças e as práticas excludentes que emergem no contexto educacional. À luz da Psicologia Histórico-Cultural e dos princípios da clínica da atividade, aponta-se uma importante possibilidade teórico-metodológica para a formação de professores que, a depender da qualidade das intervenções realizadas pelo pesquisador, pode permitir ao coletivo docente a ressignificação de sua práxis.

Palavras-chave : Formação de Professores; Deficiência Intelectual; Educação Inclusiva; Exclusão Social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )