SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue157Teacher training in the context of inclusion: towards a new methodologyTo make bread and to vote: the aesthetics of life in the diary of farmers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

VALE, Sandra Maria do  and  FERREIRA, Carlos Alberto. Representações de formadores sobre a avaliação das aprendizagens em educação de adultos. Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, n.157, pp.528-545. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143210.

O artigo visa a apresentar uma análise sobre as representações de formadores do sistema de reconhecimento, validação e certificação de competências - RVCC - acerca da avaliação das aprendizagens dos adultos que se encontram em formação. Para isso, foi realizada uma investigação qualitativa, concretizada pelo estudo documental e pela entrevista semiestruturada de quatro formadores desse sistema. Os resultados obtidos permitiram concluir que os formadores associaram uma maior objetividade à avaliação sumativa, apontando como foco de debilidade do sistema de RVCC a subjetividade na interpretação dos referenciais de competências-chave e a indução de competências por meio da análise de textos reflexivos de caráter autobiográfico, que devem fazer parte do portefólio reflexivo de aprendizagem. Eles defendem uma maior responsabilização do formador pelas validações efetuadas.

Keywords : Educação de Adultos; Avaliação da Aprendizagem; Representações; Formadores..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )