SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número157A formação docente no contexto da inclusão: para uma nova metodologiaFazer pão e votar: estética da vida no diário de agricultores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

VALE, Sandra Maria do  e  FERREIRA, Carlos Alberto. Representações de formadores sobre a avaliação das aprendizagens em educação de adultos. Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, n.157, pp.528-545. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143210.

O artigo visa a apresentar uma análise sobre as representações de formadores do sistema de reconhecimento, validação e certificação de competências - RVCC - acerca da avaliação das aprendizagens dos adultos que se encontram em formação. Para isso, foi realizada uma investigação qualitativa, concretizada pelo estudo documental e pela entrevista semiestruturada de quatro formadores desse sistema. Os resultados obtidos permitiram concluir que os formadores associaram uma maior objetividade à avaliação sumativa, apontando como foco de debilidade do sistema de RVCC a subjetividade na interpretação dos referenciais de competências-chave e a indução de competências por meio da análise de textos reflexivos de caráter autobiográfico, que devem fazer parte do portefólio reflexivo de aprendizagem. Eles defendem uma maior responsabilização do formador pelas validações efetuadas.

Palavras-chave : Educação de Adultos; Avaliação da Aprendizagem; Representações; Formadores..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )