SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue157To make bread and to vote: the aesthetics of life in the diary of farmersResidence training in public policy: an innovative experiment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

ZANCHETTA JUNIOR, Juvenal. Textos e gêneros no currículo de português da Escola Estadual Paulista. Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, n.157, pp.566-587. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143057.

O artigo aborda os textos de trabalho incluídos nos cadernos didáticos para a disciplina de Língua Portuguesa, no projeto São Paulo Faz Escola - SPFE -, iniciado em 2008 e transformado em proposta curricular da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo - SEE-SP. Comparam-se os usos de textos verbais e não verbais na proposta paulista e na série Português: linguagens, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães (Editora Saraiva), coleção didática ajustada ao Programa Nacional do Livro Didático - PNLD. O principal instrumento para análise é o conceito de gênero textual, de acordo com definição amparada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e pela própria SEE-SP. Entre as constatações gerais, destaca-se a secundarização da noção de gênero por parte do SPFE, em razão do uso recorrente de textos desprovidos de história social consolidada e da pasteurização dos conteúdos presentes nessa obra.

Keywords : Livro didático; Textos; Gêneros textuais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )