SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número157Fazer pão e votar: estética da vida no diário de agricultoresResidência em políticas públicas: uma experiência inovadora de formação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

ZANCHETTA JUNIOR, Juvenal. Textos e gêneros no currículo de português da Escola Estadual Paulista. Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, n.157, pp.566-587. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143057.

O artigo aborda os textos de trabalho incluídos nos cadernos didáticos para a disciplina de Língua Portuguesa, no projeto São Paulo Faz Escola - SPFE -, iniciado em 2008 e transformado em proposta curricular da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo - SEE-SP. Comparam-se os usos de textos verbais e não verbais na proposta paulista e na série Português: linguagens, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães (Editora Saraiva), coleção didática ajustada ao Programa Nacional do Livro Didático - PNLD. O principal instrumento para análise é o conceito de gênero textual, de acordo com definição amparada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e pela própria SEE-SP. Entre as constatações gerais, destaca-se a secundarização da noção de gênero por parte do SPFE, em razão do uso recorrente de textos desprovidos de história social consolidada e da pasteurização dos conteúdos presentes nessa obra.

Palavras-chave : Livro didático; Textos; Gêneros textuais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )