SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número157Residência em políticas públicas: uma experiência inovadora de formaçãoA biopolítica educacional e o governo de corpos transexuais e travestis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

GALLO, Luz Elena  e  MARTINEZ, Leidy Johana. Linhas pedagógicas para Educação Corporal. Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, n.157, pp.612-629. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143215.

Este artigo tem como finalidade a criação de um plano de composição pedagógica da Educação Corporal, tendo como referência de análise o pensamento de Gilles Deleuze, filosofia que atualmente tem relevância para as pedagogias contemporâneas que se preocupam por ressignificar o lugar do corpo na educação. O estudo da filosofia de Gilles Deleuze, no marco pedagógico, realiza-se pelo método rizomático, a partir do qual se refletem conceitos de corpo e educação ligados ao acontecimento, às intensidades, à potência e à atividade criativa. Do encontro com a filosofia deleuziana se desprendem algumas linhas pedagógicas que dão vida ao pensamento de uma Educação Corporal dos afetos, ao devir e à criação.

Palavras-chave : Deleuze, Gilles; Corpos; Afetividade; Educação..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )