SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número157A biopolítica educacional e o governo de corpos transexuais e travestisCrianças bolivianas na educação infantil de São Paulo: adaptação, vulnerabilidades e tensões índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

MONCAO, Maria Aparecida Guedes. O compartilhamento da educação das crianças pequenas nas instituições de educação infantil. Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, n.157, pp.652-679. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143052.

Neste artigo discute-se o compartilhamento, entre famílias e educadores, da educação de crianças pequenas nas instituições de educação infantil. A investigação consistiu em uma pesquisa qualitativa, mediante estudo de caso de cunho etnográfico, realizado no período de 2010 a 2011, em um Centro de Educação Infantil - CEI - da rede municipal de São Paulo, que atende crianças de 0 a 4 anos. Os procedimentos metodológicos conjugaram observação participante, análise documental e entrevista semiestruturada com a equipe do CEI e com as famílias. Os resultados evidenciaram que a relação entre educadores e familiares é permeada por conflitos, sendo necessário, para a efetivação de uma relação de parceria, promover ações que garantam um diálogo permanente a respeito da educação coletiva das crianças.

Palavras-chave : Educação Infantil; Relações Escola-Família; Cuidados com a Criança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )