SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue158Comments on evaluation, pressure to publish, academic productivism and scientific ethicsAcademic productivity, publishing in journals and quality of research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

PEREIRA, Marcos Villela  and  DAMIANI, Magda Floriana. Agruras dos avaliadores: em busca de qualidade na pesquisa em educação. Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, n.158, pp.818-837. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143332.

O objetivo do ensaio é pautar algumas consequências do produtivismo a que a comunidade acadêmica tem sido compelida, nos últimos anos. Mais particularmente, vamos tecer considerações e fazer ponderações em torno de dois episódios de avaliação de trabalhos científicos no campo da educação. Após delinear breve preâmbulo, procedemos a análise, pontuando ideias e dilemas passíveis de debate. Concluímos ponderando a abertura ao outro como exercício em que experimentamos a nossa própria tomada de posição simetricamente à tomada de posição do outro, como prática de negociação. A pluralidade de ideias é pressuposto fundamental e consideramos avaliador e leitor um par agônico que se pauta por argumentos plausíveis: ambos precisam se reconhecer na legitimidade das suas posições e, por isso, não se trata de avançar na direção do aniquilamento mútuo, mas do reconhecimento de que cada um constitui o outro não como adversário, mas como par, legítimo e razoável.

Keywords : Produção Técnico-Científica; Análise Crítica; Pesquisa Educacional; Agonismo..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )