SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número158"Educação para uma vida melhor": trajetórias sociais de docentes negrosCasa, calle, escuela: género y escolarización en sectores populares urbanos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

KOSLINSKI, Mariane Campelo  y  CARVALHO, Julia Tavares de. Escolha, seleção e segregação nas escolas municipais do Rio de Janeiro. Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, n.158, pp.916-942. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143352.

O artigo investiga a distribuição e o acesso a vagas em escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro com foco na oferta escolar. Sistematiza uma bibliografia sobre regras de matrícula/escolha em redes escolares de diferentes países. A análise é centrada em dois polos de matrícula heterogêneos com grande fluxo de alunos entre o primeiro e o segundo segmentos do ensino fundamental. As análises ilustram o padrão do fluxo entre as escolas e identificam os procedimentos e as justificativas utilizados pela direção das escolas na seleção e na distribuição de alunos. Os resultados mostram padrões não aleatórios de distribuição de alunos e a ocorrência de ações veladas dos atores que indicam brechas nas regras de matrícula e que contribuem para a segregação escolar no município.

Palabras clave : Segregação Escolar; Acesso à Educação; Oportunidades Educacionais; Escolas Públicas; Desigualdades Educacionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )