SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número159Políticas educacionales en Brasil: deformación de la escuela y del conocimiento escolarRelaciones entre conocimiento escolar y libertad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

PACHECO, José Augusto. Para a noção de transformação curricular. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.159, pp.64-77.  Epub 07-Ene-2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143510.

Neste artigo é evidenciada a relação entre currículo e conhecimento, abordando-se o conhecimento escolar na sua seleção, organização e transformação, a partir de uma revisão do conceito de transposição didática e da proposição dos conceitos de transformação curricular e transformação didática. Qualquer debate sobre o currículo exige a dilucidação do conhecimento e uma reflexão sobre os seus diversos significados, sobretudo quando a educação se torna num projeto amplo de questionamento da realidade social. Para além de várias questões colocadas acerca do conhecimento escolar e do modo como a sua organização pode ser realizada, procura-se centrar o debate numa reflexão sobre as fronteiras entre conhecimentos e esclarecer que, sobre essa temática, jamais poderão existir respostas fechadas.

Palabras clave : Currículo; Conhecimento; Transformação Curricular; Transformação Didática.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )