SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número159Políticas educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolarRelações entre conhecimento escolar e liberdade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

PACHECO, José Augusto. Para a noção de transformação curricular. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.159, pp.64-77.  Epub 07-Jan-2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143510.

Neste artigo é evidenciada a relação entre currículo e conhecimento, abordando-se o conhecimento escolar na sua seleção, organização e transformação, a partir de uma revisão do conceito de transposição didática e da proposição dos conceitos de transformação curricular e transformação didática. Qualquer debate sobre o currículo exige a dilucidação do conhecimento e uma reflexão sobre os seus diversos significados, sobretudo quando a educação se torna num projeto amplo de questionamento da realidade social. Para além de várias questões colocadas acerca do conhecimento escolar e do modo como a sua organização pode ser realizada, procura-se centrar o debate numa reflexão sobre as fronteiras entre conhecimentos e esclarecer que, sobre essa temática, jamais poderão existir respostas fechadas.

Palavras-chave : Currículo; Conhecimento; Transformação Curricular; Transformação Didática.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )