SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue159On the Notion of Curricular TransformationSchool knowledge and emancipation: a post-foundational approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

DUARTE, Newton. Relações entre conhecimento escolar e liberdade. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.159, pp.78-102.  Epub Jan 07, 2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143508.

A proposta deste artigo é discutir algumas relações entre a liberdade e o conhecimento escolar na perspectiva da pedagogia histórico-crítica, que se fundamenta nas concepções marxistas de história, sociedade, ser humano e conhecimento. A liberdade inexiste na natureza, tendo surgido pela atividade especificamente humana, ou seja, o trabalho. A história social tem produzido o incremento das possibilidades de ação livre e, concomitantemente, os obstáculos à concretização dessas possibilidades. A educação escolar reflete, em seus conteúdos e suas formas, esse caráter contraditório da luta humana pela liberdade.

Keywords : Conhecimentos; Liberdade; Pedagogia Histórico-Crítica; Educação.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )