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Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

DUARTE, Newton. Relações entre conhecimento escolar e liberdade. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.159, pp.78-102.  Epub 07-Ene-2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143508.

A proposta deste artigo é discutir algumas relações entre a liberdade e o conhecimento escolar na perspectiva da pedagogia histórico-crítica, que se fundamenta nas concepções marxistas de história, sociedade, ser humano e conhecimento. A liberdade inexiste na natureza, tendo surgido pela atividade especificamente humana, ou seja, o trabalho. A história social tem produzido o incremento das possibilidades de ação livre e, concomitantemente, os obstáculos à concretização dessas possibilidades. A educação escolar reflete, em seus conteúdos e suas formas, esse caráter contraditório da luta humana pela liberdade.

Palabras clave : Conhecimentos; Liberdade; Pedagogia Histórico-Crítica; Educação.

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