SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número159Para a noção de transformação curricularConhecimento escolar e emancipação: uma leitura pós-fundacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

DUARTE, Newton. Relações entre conhecimento escolar e liberdade. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.159, pp.78-102.  Epub 07-Jan-2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143508.

A proposta deste artigo é discutir algumas relações entre a liberdade e o conhecimento escolar na perspectiva da pedagogia histórico-crítica, que se fundamenta nas concepções marxistas de história, sociedade, ser humano e conhecimento. A liberdade inexiste na natureza, tendo surgido pela atividade especificamente humana, ou seja, o trabalho. A história social tem produzido o incremento das possibilidades de ação livre e, concomitantemente, os obstáculos à concretização dessas possibilidades. A educação escolar reflete, em seus conteúdos e suas formas, esse caráter contraditório da luta humana pela liberdade.

Palavras-chave : Conhecimentos; Liberdade; Pedagogia Histórico-Crítica; Educação.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )