SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número159Relaciones entre conocimiento escolar y libertadNorbert Elias y el conocimiento: aportes para el debate sobre el currículo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

GABRIEL, Carmen Teresa. Conhecimento escolar e emancipação: uma leitura pós-fundacional. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.159, pp.104-130.  Epub 07-Ene-2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143551.

Este texto objetiva analisar a articulação entre conhecimento escolar e emancipação no campo do currículo a partir de uma postura epistêmica pós-fundacional. Entendendo que nomear é um ato político, a análise enfrenta o desafio colocado pela virada paradigmática às leituras essencialistas do mundo. Explicita o diálogo estabelecido com os estudos pós-fundacionais, sublinhando seus efeitos na fixação de sentido para o significante emancipação. Em seguida, analisa a produção intelectual acumulada no campo curricular na última década, focalizando os processos de significação hegemonizados para a interface conhecimento escolar e emancipação. Por fim, a análise procura reativar outros sentidos possíveis da articulação em foco, abrindo pistas de investigação para continuarmos pensando politicamente o campo curricular, em meio às disputas na fronteira definidora de conhecimento escolar.

Palabras clave : Currículo; Conhecimento Escolar; Emancipação; Teorias Pós-Fundacionais.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )