SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número159Relações entre conhecimento escolar e liberdadeNorbert Elias e o conhecimento: contribuições para o debate sobre currículo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

GABRIEL, Carmen Teresa. Conhecimento escolar e emancipação: uma leitura pós-fundacional. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.159, pp.104-130.  Epub 07-Jan-2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143551.

Este texto objetiva analisar a articulação entre conhecimento escolar e emancipação no campo do currículo a partir de uma postura epistêmica pós-fundacional. Entendendo que nomear é um ato político, a análise enfrenta o desafio colocado pela virada paradigmática às leituras essencialistas do mundo. Explicita o diálogo estabelecido com os estudos pós-fundacionais, sublinhando seus efeitos na fixação de sentido para o significante emancipação. Em seguida, analisa a produção intelectual acumulada no campo curricular na última década, focalizando os processos de significação hegemonizados para a interface conhecimento escolar e emancipação. Por fim, a análise procura reativar outros sentidos possíveis da articulação em foco, abrindo pistas de investigação para continuarmos pensando politicamente o campo curricular, em meio às disputas na fronteira definidora de conhecimento escolar.

Palavras-chave : Currículo; Conhecimento Escolar; Emancipação; Teorias Pós-Fundacionais.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )