SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número159Conocimiento escolar y emancipación: una lectura postfundacionalCurrículo, conocimiento y trasmisión cultural: aportes para una teorización pedagógica contemporánea índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

SAMPAIO, Maria das Mercês Ferreira  y  GALIAN, Cláudia Valentina Assumpção. Norbert Elias e o conhecimento: contribuições para o debate sobre currículo. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.159, pp.132-157.  Epub 07-Ene-2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143514.

Partindo da análise desenvolvida por Norbert Elias, este artigo discute, em linhas gerais, o processo de produção do conhecimento, derivando daí o papel da instituição escola no desenvolvimento das sociedades modernas - em especial no que se refere ao currículo escolar. Assim, inicia-se a discussão pela identificação da perspectiva evolucionista do autor, claramente atrelada às concepções darwinianas, para, em seguida, ressaltando suas escolhas metodológicas, destacar sua visão do processo de construção do conhecimento pelos seres humanos. Por fim, busca-se enfrentar a discussão sobre o papel social da escola em consonância com o referencial teórico focalizado.

Palabras clave : Desenvolvimento Humano; Conhecimento; Currículo; Escola.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )