SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número159Conhecimento escolar e emancipação: uma leitura pós-fundacionalCurrículo, conhecimento e transmissão cultural: contribuições para uma teorização pedagógica contemporânea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

SAMPAIO, Maria das Mercês Ferreira  e  GALIAN, Cláudia Valentina Assumpção. Norbert Elias e o conhecimento: contribuições para o debate sobre currículo. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.159, pp.132-157.  Epub 07-Jan-2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143514.

Partindo da análise desenvolvida por Norbert Elias, este artigo discute, em linhas gerais, o processo de produção do conhecimento, derivando daí o papel da instituição escola no desenvolvimento das sociedades modernas - em especial no que se refere ao currículo escolar. Assim, inicia-se a discussão pela identificação da perspectiva evolucionista do autor, claramente atrelada às concepções darwinianas, para, em seguida, ressaltando suas escolhas metodológicas, destacar sua visão do processo de construção do conhecimento pelos seres humanos. Por fim, busca-se enfrentar a discussão sobre o papel social da escola em consonância com o referencial teórico focalizado.

Palavras-chave : Desenvolvimento Humano; Conhecimento; Currículo; Escola.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )