SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue159Curriculum, knowledge and cultural transmission: contributions to contemporary pedagogical theorizingThe role of school inspection in the processes of educational change author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

TAVARES, Marialva Rossi et al. Construção e validação de uma escala de valores sociomorais. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.159, pp.186-210.  Epub Jan 07, 2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143460.

A presente pesquisa teve como objetivo construir e validar uma escala de valores sociomorais que mensurou a presença e o modo de adesão aos valores de justiça, respeito, solidariedade e convivência democrática em estudantes e professores da educação básica em escolas públicas e privadas de São Paulo (10.011 participantes). A metodologia envolveu a elaboração de histórias com alternativas pró e contravalor em três níveis de perspectiva social, a aplicação de questionário na amostra e o processamento dos dados com o uso da Teoria de Resposta ao Item - TRI -, segundo o modelo para itens politômicos. Como resultados, apresentam-se as classificações dos participantes em níveis estabelecidos por valor e discutem-se as implicações educacionais da pesquisa.

Keywords : Valores Morais; Valores Sociais; Teoria da Resposta ao Item; Juízo Moral.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )