SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número159Currículo, conocimiento y trasmisión cultural: aportes para una teorización pedagógica contemporáneaEl papel de la inspección educativa en los procesos de cambio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

TAVARES, Marialva Rossi et al. Construção e validação de uma escala de valores sociomorais. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.159, pp.186-210.  Epub 07-Ene-2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143460.

A presente pesquisa teve como objetivo construir e validar uma escala de valores sociomorais que mensurou a presença e o modo de adesão aos valores de justiça, respeito, solidariedade e convivência democrática em estudantes e professores da educação básica em escolas públicas e privadas de São Paulo (10.011 participantes). A metodologia envolveu a elaboração de histórias com alternativas pró e contravalor em três níveis de perspectiva social, a aplicação de questionário na amostra e o processamento dos dados com o uso da Teoria de Resposta ao Item - TRI -, segundo o modelo para itens politômicos. Como resultados, apresentam-se as classificações dos participantes em níveis estabelecidos por valor e discutem-se as implicações educacionais da pesquisa.

Palabras clave : Valores Morais; Valores Sociais; Teoria da Resposta ao Item; Juízo Moral.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )