SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número159Currículo, conhecimento e transmissão cultural: contribuições para uma teorização pedagógica contemporâneaO papel da inspeção escolar nos processos de mudança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

TAVARES, Marialva Rossi et al. Construção e validação de uma escala de valores sociomorais. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.159, pp.186-210.  Epub 07-Jan-2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143460.

A presente pesquisa teve como objetivo construir e validar uma escala de valores sociomorais que mensurou a presença e o modo de adesão aos valores de justiça, respeito, solidariedade e convivência democrática em estudantes e professores da educação básica em escolas públicas e privadas de São Paulo (10.011 participantes). A metodologia envolveu a elaboração de histórias com alternativas pró e contravalor em três níveis de perspectiva social, a aplicação de questionário na amostra e o processamento dos dados com o uso da Teoria de Resposta ao Item - TRI -, segundo o modelo para itens politômicos. Como resultados, apresentam-se as classificações dos participantes em níveis estabelecidos por valor e discutem-se as implicações educacionais da pesquisa.

Palavras-chave : Valores Morais; Valores Sociais; Teoria da Resposta ao Item; Juízo Moral.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )