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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

MONARCA, Héctor  e  FERNANDEZ-GONZALEZ, Noelia. O papel da inspeção escolar nos processos de mudança. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.159, pp.212-233.  Epub 07-Jan-2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143374.

Neste artigo são apresentados os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar os processos relacionados com a implementação de uma inovação educacional promovida pela Lei Orgânica da Educação na Espanha: a incorporação das competências básicas às práticas educativas dos centros. Nesta oportunidade destaca-se o papel desempenhado pela inspeção educativa em tal processo. A pesquisa foi realizada mediante uma metodologia qualitativa, realizando um estudo de casos múltiplos em seis centros educacionais de três comunidades autônomas diferentes. Nos casos abordados, os resultados evidenciam que o papel desempenhado pelos inspetores escolares com muita frequência prejudica as inovações propostas, em função, sobretudo, de uma excessiva vigilância dos documentos dos centros. Nesse sentido, as conclusões levam a uma reflexão profunda sobre o papel que esses atores devem assumir no desenvolvimento das políticas públicas e sobre a necessidade de adotarem um papel mais centrado na assessoria.

Palavras-chave : Políticas Educacionais; Inspeção Escolar; Desenvolvimento do Currículo; Inovação Educacional.

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