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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

GALUCH, Maria Terezinha Bellanda  e  CROCHIK, José Leon. Propostas pedagógicas em livros didáticos:reflexões sobre a pseudoformação. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.159, pp.234-258.  Epub 07-Jan-2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143218.

Fundamentando-se na Teoria Crítica da Sociedade, analisa-se como o discurso em prol da formação para a autonomia se consubstancia em propostas de prática pedagógica para os anos iniciais do ensino fundamental. Foram analisados cinco livros para o 5º ano do ensino fundamental, de diferentes áreas. Observou-se que, para formar sujeitos autônomos, contraditoriamente, as propostas diluem a autoridade do professor e a obrigatoriedade da transmissão do conhecimento; visando a formar para a convivência pacífica, priorizam-se trabalhos em grupos; para formar cidadãos participativos, os alunos devem propor soluções para problemas da comunidade. Tais propostas concorrem para a falsa autonomia e a falsa criticidade, expressão da pseudoformação a que todos estão submetidos na sociedade atual.

Palavras-chave : Processo de Ensino-Aprendizagem; Currículo; Ensino Fundamental; Livro Didático.

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