SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue160Retention and turnover indicators of basic education teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

SILVA, Vandré Gomes da; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de  and  GATTI, Bernardete Angelina. Referentes e critérios para a ação docente. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.160, pp.286-311.  Epub Apr 01, 2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143415.

O estudo apresentado neste artigo teve por objetivo a construção de parâmetros categoriais que pudessem nortear e fundamentar processos de formação inicial ou continuada de professores, bem como apoiar o acompanhamento e a avaliação da ação docente em uma perspectiva formativa. O suporte para tanto veio da contribuição de professores atuantes em vários níveis e áreas, além de coordenadores pedagógicos e de formadores de professores de cursos de licenciatura. A ideia norteadora da investigação foi encaminhar a problemática proposta a partir da realidade do trabalho nas escolas para a consubstanciação de referentes sobre a ação docente observada em seus vários aspectos, a fim de conceituar os elementos básicos que a distinguem como uma atuação profissional qualificada.

Keywords : Formação de Professores; Referentes de Ação Docente; Profissionalização Docente.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )