SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número160Indicadores de retención y rotación de los docentes de educación básica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

SILVA, Vandré Gomes da; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de  y  GATTI, Bernardete Angelina. Referentes e critérios para a ação docente. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.160, pp.286-311.  Epub 01-Abr-2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143415.

O estudo apresentado neste artigo teve por objetivo a construção de parâmetros categoriais que pudessem nortear e fundamentar processos de formação inicial ou continuada de professores, bem como apoiar o acompanhamento e a avaliação da ação docente em uma perspectiva formativa. O suporte para tanto veio da contribuição de professores atuantes em vários níveis e áreas, além de coordenadores pedagógicos e de formadores de professores de cursos de licenciatura. A ideia norteadora da investigação foi encaminhar a problemática proposta a partir da realidade do trabalho nas escolas para a consubstanciação de referentes sobre a ação docente observada em seus vários aspectos, a fim de conceituar os elementos básicos que a distinguem como uma atuação profissional qualificada.

Palabras clave : Formação de Professores; Referentes de Ação Docente; Profissionalização Docente.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )