SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue160References and criteria for the teaching actionThe experience of a scientific literacy indicator author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

PEREIRA JUNIOR, Edmilson Antonio  and  OLIVEIRA, Dalila Andrade. Indicadores de retenção e rotatividade dos docentes da educação básica. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.160, pp.312-332.  Epub Apr 01, 2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143370.

Este artigo propõe medidas que permitem conhecer um fenômeno bastante recorrente nos estabelecimentos de ensino: a retenção e a rotatividade docente. Os fatores relacionados a essas medidas variam desde uma mobilidade interna às redes de ensino até o abandono da profissão. São utilizados os dados do Censo Escolar, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep -, referentes a 2012 e 2013. Esses indicadores permitem: fornecer visão sistêmica da capacidade do sistema de educação nacional de garantir a permanência dos docentes nos estabelecimentos de ensino; contextualizar estudos e pesquisas da área da educação; e prover dados para analisar os fatores preditores e resultantes.

Keywords : Docentes; Emprego; Indicadores.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )