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Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

ROHLING, Marcos  y  VALLE, Ione Ribeiro. Princípios de justiça e justiça escolar: a educação multicultural e a equidade. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.160, pp.386-409.  Epub 01-Abr-2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143287.

Este trabalho tem como finalidade propor uma forma de considerar o conceito de justiça escolar, relativamente à questão da escola justa, à luz da teoria da justiça de Rawls e da teoria crítica de Bourdieu. Procurando um modo de conceber a justiça escolar que leve em conta os méritos teóricos dessas teorias, o artigo traz, primeiramente, uma reconstrução da crítica de Bourdieu à escola e ao seu papel perpetuador das desigualdades prévias à vivência escolar; em seguida, examina-se a teoria da justiça como equidade, de Rawls, dando especial atenção à consideração do significado da educação e da escola justa; por fim, inspirando-se na formulação dos princípios da justiça como equidade, são propostos dois princípios da justiça escolar.

Palabras clave : Justiça Social; Princípios de Justiça; Equidade; Igualdade de Oportunidades.

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