SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue160Justice principles and school justice: multicultural education and and the fairnessCreationism: historic changes and implications for THE teaching OF science and biology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

SETTON, Maria da Graça J.  and  VALENTE, Gabriela. Religião e educação no Brasil: uma leitura em periódicos (2003-2013). Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.160, pp.410-440.  Epub Apr 01, 2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143529.

O artigo faz uma análise de textos que estabelecem interface entre religião e educação das áreas da antropologia, educação, história e sociologia. A investigação se localiza entre 2003 e 2013, em periódicos de seletiva política editorial. A partir da leitura, considera-se o Brasil um país fortemente religioso, ainda que as religiões tradicionais tenham perdido espaço. Ademais, é perceptível que ambas as esferas estejam marcadas por uma tensão em que demandas de ordem secular e religiosa estão presentes, sobretudo no plano das identidades políticas e culturais. A religiosidade do brasileiro apresenta-se forte enquanto prática de cultura, sendo a fé, para muitos, um alento para os momentos de vazios institucionais e existenciais, bem como instrumento identitário.

Keywords : Educação; Religião; Periódicos; Revisão de Literatura.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )