SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número160Religión y educación en Brasil: una lectura en revistas (2003-2013)Yalorixás y educación: la discusión de la enseñanza religiosa en las escuelas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

DORVILLE, Luís Fernando Marques  y  SELLES, Sandra Lúcia Escovedo. Criacionismo: transformações históricas e implicações para o ensino de ciências e biologia. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.160, pp.442-465.  Epub 01-Abr-2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143581.

Ao longo das últimas décadas, um número crescente de comunidades evangélicas e adventistas tem defendido o criacionismo em nosso país. Este artigo se propõe a examinar as matrizes identitárias desse movimento, suas transformações ao longo do tempo e a influência de seus discursos na sociedade, em particular no ensino de ciências e biologia. Sugere-se que o enfrentamento dessa situação deva envolver práticas que contribuam para uma melhor compreensão da atividade científica, enfatizando a relevância da sua abordagem na formação inicial. É destacada ainda a importância de atividades didáticas capazes de promover um ambiente de respeito pelas diferentes visões de mundo ao mesmo tempo em que trabalham o conhecimento transmitido pela ótica do estranhamento, desabilitando zonas de conforto.

Palabras clave : Ensino de Ciências; Biologia; Criacionismo; Religião.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )