SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue160Jongo and Quilombola School Education: dialogues in the field of curriculumRepresentations of gender categories of children in the school context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

CELIO SOBRINHO, Reginaldo; PANTALEAO, Edson  and  SA, Maria das Graças Carvalho Silva de. O plano nacional de educação e a educação especial. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.160, pp.504-525.  Epub Apr 01, 2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143400.

O objetivo é analisar aspectos do curso do jogo que delineou a versão final da meta quatro do novo Plano Nacional de Educação do Brasil. No cumprimento desse propósito, utilizamos a análise documental como procedimento metodológico. Sustentamos nossas análises no modelo de jogo, elaborado por Norbert Elias. Nossas reflexões evidenciam que a superação de uma cultura política, marcadamente personalista e clientelista, constitui elemento fundamental de um jogo do qual participamos, no processo de elaboração de políticas sociais. A articulação de indivíduos e grupos em torno de questões que desafiam a racionalidade econômica tensiona o jogo social, colaborando na produção de uma linguagem em que as promessas do Estado de Direito sejam colocadas em discussão de maneira mais recorrente.

Keywords : Plano Nacional de Educação; Jogo; Políticas Educacionais; Educação Especial.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )