SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número160Jongo y Educación Escolar Quilombola: diálogos en el ámbito del currículoRepresentaciones de las categorías de sexo en el contexto escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

CELIO SOBRINHO, Reginaldo; PANTALEAO, Edson  y  SA, Maria das Graças Carvalho Silva de. O plano nacional de educação e a educação especial. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.160, pp.504-525.  Epub 01-Abr-2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143400.

O objetivo é analisar aspectos do curso do jogo que delineou a versão final da meta quatro do novo Plano Nacional de Educação do Brasil. No cumprimento desse propósito, utilizamos a análise documental como procedimento metodológico. Sustentamos nossas análises no modelo de jogo, elaborado por Norbert Elias. Nossas reflexões evidenciam que a superação de uma cultura política, marcadamente personalista e clientelista, constitui elemento fundamental de um jogo do qual participamos, no processo de elaboração de políticas sociais. A articulação de indivíduos e grupos em torno de questões que desafiam a racionalidade econômica tensiona o jogo social, colaborando na produção de uma linguagem em que as promessas do Estado de Direito sejam colocadas em discussão de maneira mais recorrente.

Palabras clave : Plano Nacional de Educação; Jogo; Políticas Educacionais; Educação Especial.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )