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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

CELIO SOBRINHO, Reginaldo; PANTALEAO, Edson  e  SA, Maria das Graças Carvalho Silva de. O plano nacional de educação e a educação especial. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.160, pp.504-525.  Epub 01-Abr-2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143400.

O objetivo é analisar aspectos do curso do jogo que delineou a versão final da meta quatro do novo Plano Nacional de Educação do Brasil. No cumprimento desse propósito, utilizamos a análise documental como procedimento metodológico. Sustentamos nossas análises no modelo de jogo, elaborado por Norbert Elias. Nossas reflexões evidenciam que a superação de uma cultura política, marcadamente personalista e clientelista, constitui elemento fundamental de um jogo do qual participamos, no processo de elaboração de políticas sociais. A articulação de indivíduos e grupos em torno de questões que desafiam a racionalidade econômica tensiona o jogo social, colaborando na produção de uma linguagem em que as promessas do Estado de Direito sejam colocadas em discussão de maneira mais recorrente.

Palavras-chave : Plano Nacional de Educação; Jogo; Políticas Educacionais; Educação Especial.

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