SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número160O plano nacional de educação e a educação especial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

MORIN-MESSABEL, Christine et al. Representações das categorias de sexo em crianças no contexto escolar. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.160, pp.526-546.  Epub 01-Abr-2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143624.

Na França, a questão da educação para a igualdade entre meninas e meninos na escola e da luta contra as desigualdades entre as categorias de sexo é muito presente, e esta pesquisa deve ser contextualizada tendo em vista o combate aos estereótipos no contexto escolar. Nosso interesse são os conhecimentos que as crianças desenvolvem, ao longo da primeira infância e da infância, a respeito dos brinquedos, vistos aqui como meios de socialização de gênero. Os resultados indicam um conhecimento precoce dos estereótipos associados a certos brinquedos, mas também variações segundo o tipo de brinquedo e a idade das crianças. As experiências de socialização no contexto escolar podem fornecer, por intermédio da ação dos professores através de interações pedagógicas e suportes lúdicos, experiências mais heterogêneas.

Palavras-chave : Contexto Escolar; Brinquedos; Estereótipos Sexuais; Criança.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português | Francês     · Português ( pdf ) | Francês ( pdf )