SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue161School life: lack of discipline, violence and bullying as an educational challenge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

MARTINS, Angela Maria; MACHADO, Cristiane  and  FURLANETTO, Ecleide Cunico. Mediação de conflitos em escolas: entre normas e percepções docentes. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.161, pp.566-592.  Epub July 01, 2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143798.

Este artigo se reporta a dados obtidos em investigação que se propôs a analisar o programa de governo denominado Sistema de Proteção Escolar, implementado pela Secretaria de Estado da Educação desde 2010. O foco ora analisado tem como propósito compreender as percepções de Professores Mediadores Comunitários sobre situações de conflito e violência nas escolas onde atuam. Os dados indicam uma tendência de ampliação dos níveis de conflito e violência no contexto escolar, com predominância de problemas provocados por alunos, na visão dos entrevistados. Esse cenário pode ser creditado à resistência de alunos às condutas dos profissionais e das práticas pedagógicas ali encetadas, se contrapondo à autoridade atribuída socialmente aos professores e ao prestígio da escolaridade.

Keywords : Política Educacional; Mediação de Conflitos Escolares; Trabalho Docente.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )