SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número161Vivir en la escuela: indisciplina, violência y bullying como desafíos educacionales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

MARTINS, Angela Maria; MACHADO, Cristiane  y  FURLANETTO, Ecleide Cunico. Mediação de conflitos em escolas: entre normas e percepções docentes. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.161, pp.566-592.  Epub 01-Jul-2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143798.

Este artigo se reporta a dados obtidos em investigação que se propôs a analisar o programa de governo denominado Sistema de Proteção Escolar, implementado pela Secretaria de Estado da Educação desde 2010. O foco ora analisado tem como propósito compreender as percepções de Professores Mediadores Comunitários sobre situações de conflito e violência nas escolas onde atuam. Os dados indicam uma tendência de ampliação dos níveis de conflito e violência no contexto escolar, com predominância de problemas provocados por alunos, na visão dos entrevistados. Esse cenário pode ser creditado à resistência de alunos às condutas dos profissionais e das práticas pedagógicas ali encetadas, se contrapondo à autoridade atribuída socialmente aos professores e ao prestígio da escolaridade.

Palabras clave : Política Educacional; Mediação de Conflitos Escolares; Trabalho Docente.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )