SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue161Conflict mediation in schools: between norms and teachers' perceptionsGrade repetition and indiscipline: evidence from Brazil and Portugal in Pisa, 2012 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

ALVES, Mariana Gaio. Viver na escola: indisciplina, violência e bullying como desafio educacional. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.161, pp.594-613.  Epub July 01, 2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143679.

Indisciplina, violência e bullying nas escolas são hoje preocupações significativas da sociedade em geral e objeto de elevada atenção pelos meios de comunicação social. Neste artigo realiza-se uma sistematização global de resultados de investigação, apresentando, designadamente, a etapa exploratória de uma meta-análise de pesquisas de doutoramento. Essa etapa considera, apenas, as dissertações apresentadas em universidades portuguesas que são acessíveis através do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal - RCAAP. Para além da visibilidade social crescente das situações de indisciplina, violência e bullying, equacionam-se as dificuldades da sua delimitação conceptual e operacionalização empírica, bem como eventuais modalidades de intervenção no sentido de prevenir e regular ocorrências disruptivas em meio escolar. A sistematização global de resultados de investigação permite também identificar eventuais futuras linhas de pesquisa.

Keywords : Disciplina; Violência; Bullying; Escolas.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )