SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número161Mediação de conflitos em escolas: entre normas e percepções docentesRepetência e indisciplina: evidências de Brasil e Portugal no Pisa 2012 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

ALVES, Mariana Gaio. Viver na escola: indisciplina, violência e bullying como desafio educacional. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.161, pp.594-613.  Epub 01-Jul-2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143679.

Indisciplina, violência e bullying nas escolas são hoje preocupações significativas da sociedade em geral e objeto de elevada atenção pelos meios de comunicação social. Neste artigo realiza-se uma sistematização global de resultados de investigação, apresentando, designadamente, a etapa exploratória de uma meta-análise de pesquisas de doutoramento. Essa etapa considera, apenas, as dissertações apresentadas em universidades portuguesas que são acessíveis através do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal - RCAAP. Para além da visibilidade social crescente das situações de indisciplina, violência e bullying, equacionam-se as dificuldades da sua delimitação conceptual e operacionalização empírica, bem como eventuais modalidades de intervenção no sentido de prevenir e regular ocorrências disruptivas em meio escolar. A sistematização global de resultados de investigação permite também identificar eventuais futuras linhas de pesquisa.

Palavras-chave : Disciplina; Violência; Bullying; Escolas.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )