SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número161Vivir en la escuela: indisciplina, violência y bullying como desafíos educacionalesOpresión en las escuelas: el bullying entre estudiantes de la educación básica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

MATOS, Daniel Abud Seabra  y  FERRAO, Maria Eugénia. Repetência e indisciplina: evidências de Brasil e Portugal no Pisa 2012. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.161, pp.614-636.  Epub 01-Jul-2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143669.

Este trabalho objetiva analisar o fenômeno da repetência escolar no Brasil e em Portugal, por meio dos dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes [Programme for International Student Assessment] - Pisa 2012, e aplicar um modelo de regressão logística multinível tendo a repetência como variável dependente, no sentido de identificar características dos estudantes e das escolas que estejam associadas à probabilidade de repetência para estimar a variabilidade entre escolas. Dentre os principais resultados, a contribuição mais significativa deste estudo é explicitar uma clara associação entre repetência e indisciplina escolar. Pesquisas adicionais baseadas em dados longitudinais são necessárias para investigar aprofundadamente as características dos estudantes e das escolas que estejam associadas à mudança das condições de educação e que influenciam a probabilidade de repetência.

Palabras clave : Repetência; Pisa; Análise de Regressão.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )