SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número161Viver na escola: indisciplina, violência e bullying como desafio educacionalOpressão nas escolas: o bullying entre estudantes do ensino básico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

MATOS, Daniel Abud Seabra  e  FERRAO, Maria Eugénia. Repetência e indisciplina: evidências de Brasil e Portugal no Pisa 2012. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.161, pp.614-636.  Epub 01-Jul-2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143669.

Este trabalho objetiva analisar o fenômeno da repetência escolar no Brasil e em Portugal, por meio dos dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes [Programme for International Student Assessment] - Pisa 2012, e aplicar um modelo de regressão logística multinível tendo a repetência como variável dependente, no sentido de identificar características dos estudantes e das escolas que estejam associadas à probabilidade de repetência para estimar a variabilidade entre escolas. Dentre os principais resultados, a contribuição mais significativa deste estudo é explicitar uma clara associação entre repetência e indisciplina escolar. Pesquisas adicionais baseadas em dados longitudinais são necessárias para investigar aprofundadamente as características dos estudantes e das escolas que estejam associadas à mudança das condições de educação e que influenciam a probabilidade de repetência.

Palavras-chave : Repetência; Pisa; Análise de Regressão.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )