SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número161Indisciplina escolar: un itinerario de un tema/problema de investigaciónInjusticia, conflicto y violencia: un estúdio de caso en una escuela pública de Recife índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

SCHILLING, Flávia  y  ANGELUCCI, Carla Biancha. Conflitos, violências, injustiças na escola? Caminhos possíveis para uma escola justa. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.161, pp.694-715.  Epub 01-Jul-2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143675.

Este trabalho parte da revisão das teorias que abordam o lugar social da escola, destacadamente quanto aos seus objetivos e enfrentamento das situações de conflito em seu interior. São discutidos resultados de pesquisa realizada com estudantes de ensino médio, educação de jovens e adultos e ensino superior e professores da rede pública estadual paulista de educação, a respeito das percepções sobre o justo e o injusto na escola. Propõem-se algumas articulações entre conflitos vividos na escola e produção de condições indignas de humanização. A experiência do justo estaria relacionada ao reconhecimento social das condições em que a vida se produz. A narrativa deixa de ter em seu centro a violência, como ente abstrato, que se objetiva em corpos patológicos, para ser compreendida como cena pública, objetivada em um contexto social reificante e vivida por sujeitos que, direta ou indiretamente, têm sua dignidade aviltada.

Palabras clave : Violência; Escolas; Justiça; Direitos Humanos.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )