SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número161Indisciplina escolar: um itinerário de um tema/problema de pesquisaInjustiça, conflito e violência: um estudo de caso em escola pública de Recife índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

SCHILLING, Flávia  e  ANGELUCCI, Carla Biancha. Conflitos, violências, injustiças na escola? Caminhos possíveis para uma escola justa. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.161, pp.694-715.  Epub 01-Jul-2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143675.

Este trabalho parte da revisão das teorias que abordam o lugar social da escola, destacadamente quanto aos seus objetivos e enfrentamento das situações de conflito em seu interior. São discutidos resultados de pesquisa realizada com estudantes de ensino médio, educação de jovens e adultos e ensino superior e professores da rede pública estadual paulista de educação, a respeito das percepções sobre o justo e o injusto na escola. Propõem-se algumas articulações entre conflitos vividos na escola e produção de condições indignas de humanização. A experiência do justo estaria relacionada ao reconhecimento social das condições em que a vida se produz. A narrativa deixa de ter em seu centro a violência, como ente abstrato, que se objetiva em corpos patológicos, para ser compreendida como cena pública, objetivada em um contexto social reificante e vivida por sujeitos que, direta ou indiretamente, têm sua dignidade aviltada.

Palavras-chave : Violência; Escolas; Justiça; Direitos Humanos.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )