SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número161Injusticia, conflicto y violencia: un estúdio de caso en una escuela pública de RecifeEstudiantes en tiempo completo en el campo: aprendizajes, procesos y sentidos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

LEANDRO, Alexandra. Corpos em movimento no espaço: narrativas escolares. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.161, pp.736-754.  Epub 01-Jul-2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143880.

O modo como as mobilidades e performances espaciais dos alunos são disciplinadas pelos diferentes educadores que habitam a escola permite-nos refletir sobre a relevância do espaço corporeamente produzido na configuração da experiência escolar. Em cada ano, múltiplas fronteiras espaciais são atualizadas em busca de um renovado equilíbrio entre abertura e fechamento, distância e proximidade, com vista à defesa e (re)construção do território dos adultos. A forma como o espaço escolar é distribuído e investido de sentido é um processo incerto e conflituoso, sendo que, no contexto do funcionamento diário de uma escola, a reflexão em torno dessa dimensão territorial leva-nos a olhar para a mobilidade e ocupação espaciais como importantes recursos individuais, grupais e institucionais.

Palabras clave : Escolas; Corpo; Espaço; Disciplina.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )