SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número161Cuerpos en movimiento en el espacio: narrativas escolaresApoyo parental para niños de la educación básica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

SOUZA, Maria Celeste Reis Fernandes de. Estudantes em tempo integral no campo: aprendizagens, processos e sentidos. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.161, pp.756-782.  Epub 01-Jul-2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143440.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que busca compreender as relações que estudantes dos anos finais do ensino fundamental estabelecem como saber no contexto da Escola em Tempo Integral no campo. O referencial teórico são as contribuições de Bernard Charlot sobre a relação com o saber. Participaram do estudo 67 estudantes de três escolas do campo, e o material empírico foi produzido por "balanço de saber" e "entrevistas". A análise evidencia o peso das aprendizagens escolares e os descompassos entre o corpo e os modos de vida no campo. As conclusões apontam para a necessidade de incorporação da Educação do Campo no debate sobre o tempo integral e para a valorização da arte, do corpo e do movimento como aprendizagens válidas na ampliação da jornada escolar.

Palabras clave : Escola de Tempo Integral; Aprendizagem; Educação no Campo.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )