SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número161Estudiantes en tiempo completo en el campo: aprendizajes, procesos y sentidosCotidiano escolar y prácticas interculturales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

VIEIRA, Mauro Luís; FARACCO, Anna Maria  y  BENETTI, Idonézia Collodel. Suporte parental para crianças do ensino fundamental. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.161, pp.784-801.  Epub 01-Jul-2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143424.

A família tem sido relacionada tanto ao sucesso quanto ao fracasso das crianças na escola e tem sido apontada como fonte estimuladora da produtividade e do ajuste escolar, bem como da desvalorização da educação. A presente pesquisa investigou as expectativas e a concepção sobre suporte parental de 97 pais de crianças do primeiro ano do ensino fundamental em uma escola pública de Florianópolis. Os instrumentos para a coleta de dados foram um questionário com perguntas abertas e um questionário socioeconômico. Ancorada no método de levantamento de dados, de cunho descritivo e exploratório e de natureza qualitativa, a pesquisa mostrou que ambos os pais colocam bastante ênfase no desenvolvimento cognitivo de seus filhos e oferecem recursos que podem auxiliar na obtenção de bons desempenhos acadêmicos.

Palabras clave : Suporte Parental; Escolas; Desenvolvimento da Criança; Rendimento Escolar.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )