SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número161Suporte parental para crianças do ensino fundamentalAcesso oblíquo à educação superior: decisões de tribunais de justiça estaduais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Cotidiano escolar e práticas interculturais. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.161, pp.802-820.  Epub 01-Jul-2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143455.

Na sociedade brasileira existe uma crescente sensibilidade para a temática das diferenças culturais que se manifesta em diversos âmbitos sociais. No entanto, no que se refere à educação escolar, é possível detectar uma sensação de impotência, de não sabermos como lidar positivamente com essas questões. É nesse universo de preocupações que se situa o presente trabalho. Seu objetivo é analisar as relações entre escola e práticas interculturais, tendo como referência um curso inspirado na pesquisa-ação, desenvolvido no primeiro semestre de 2014, visando à incorporação da perspectiva intercultural no cotidiano escolar. Concluímos que, para avançar nessa perspectiva, é importante que ela seja introduzida nos processos de formação continuada realizados coletivamente na própria escola.

Palavras-chave : Cotidiano Escolar; Práticas Interculturais; Pesquisa-Ação.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )