SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número162A sociologia do sistema de ensino de Bourdieu: reflexões a partir da América Latina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

BELTRAO, Kaizô Iwakami  e  DUCHIADE, Milena Piraccini. Perfil dos consumidores de material de leitura no Brasil. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.162, pp.914-941.  Epub 01-Out-2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143825.

Foi ajustado um modelo linear generalizado à probabilidade de aquisição de material de leitura com dados da Pesquisa de Orçamento Familiar 2008-2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. As variáveis explicativas foram idade, sexo, anos de estudo, ser estudante, renda familiar, escolaridade da pessoa de referência e área geográfica. A variável dependente foi o evento da aquisição de diversos tipos de material de leitura. O principal achado foi a existência de descontinuidade nas probabilidades de aquisição de material de leitura como função dos anos de estudo: indivíduos com pelo menos um ano de curso superior se diferenciam dos demais. Outro fator importante é o acesso via existência de canais de comercialização. O efeito da existência de estudante na família parece ser restrito a livros didáticos. O estudo confirma resultados observados por outros autores: diferenciais entre os sexos, mesmo controlando por nível socioeconômico, educação e idade.

Palavras-chave : Material de Leitura; Dados Estatísticos; Meio Cultural; Consumo.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )