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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

MOLINA GALARZA, Mercedes. A sociologia do sistema de ensino de Bourdieu: reflexões a partir da América Latina. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.162, pp.942-964.  Epub 01-Out-2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143615.

Neste trabalho abordamos a teoria do sistema de ensino de Pierre Bourdieu, concebida em suas últimas obras como campo escolar. Focamos a relação entre estratégias escolares - no âmbito de estratégias familiares de reprodução social - e a "escolha dos escolhidos" realizada pela escola. Revemos algumas críticas e debates relativos a esse marco conceitual, considerando a questão da importação teórica na América Latina; a presença de explicações funcionalistas e os limites heurísticos de alguns conceitos chaves, como campo e habitus. Também recuperamos aspectos centrais da noção de campos periféricos. Por último, estimamos as possibilidades que esse arsenal teórico oferece a fim de contribuir para uma necessária democratização dos processos e cenários escolares.

Palavras-chave : Sociologia da Educação; Pierre Bourdieu; Desigualdade Social; Sistema Escolar.

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