SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número162Análisis de la implicación: construcción del sujeto y del objeto de investigaciónEl Catecismo de Montpellier y la educación infantil en el Brasil Imperial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

FARIA, Marcos Roberto De. Pedagogia da vigilância: o jesuíta na aldeia (séculos xvi e xvii). Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.162, pp.1010-1026.  Epub 01-Oct-2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143816.

Aprofundar a discussão acerca da prática jesuítica na província do Brasil no final do século XVI e início do XVII é a preocupação primeira deste artigo. Nesse caminho, resgatam-se alguns apontamentos a respeito dos instrumentos de vigilância que a chamada Contrarreforma pôs em cena, a fim de oferecer ao leitor as condicionantes históricas que perpassaram a atividade dos inacianos no período. Em seguida, faz- -se uso de documentos pesquisados no Archivum Romanum Societatis Iesu e na Biblioteca Nazionale Centrale Vittorio Emanuelle, ambos em Roma. Por meio dessa documentação, tem-se a intenção de instigar o leitor a uma nova perspectiva em relação à atuação dos jesuítas na América portuguesa, fundamentalmente porque a fonte de que se faz uso neste artigo ainda foi pouco explorada.

Palabras clave : História da Educação; Pedagogia; Jesuítas; Brasil.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )