SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número162El Catecismo de Montpellier y la educación infantil en el Brasil ImperialLa fundación de la "Escola Plural" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

QUILAQUEO-RAPIMAN, Daniel; QUINTRIQUEO-MILLAN, Segundo; RIQUELME-MELLA, Enrique Hernán  y  LONCON-ANTILEO, Elisa. Educação mapuche e educação escolar na Araucania: dupla racionalidade educacional?. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.162, pp.1050-1070.  Epub 01-Abr-2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143599.

Este artigo aborda a construção social de uma dupla racionalidade no conhecimento educativo mapuche. O marco de referência sustenta uma base epistêmica de conhecimentos educativos mapuche e a noção de relação com o saber, na qual a equação passado incorporado mais contexto de ação presente é igual a práticas observáveis. A metodologia propõe uma crítica epistemológica à pesquisa tradicional realizada sobre os povos indígenas. Os resultados sintetizam as principais características da dupla imersão educativa de crianças e jovens mapuches a partir dos discursos dos pais de família. Conclui que a educação mapuche está baseada em uma dupla racionalidade educativa para superar o currículo escolar chileno monolíngue-monocultural.

Palabras clave : Educação Indígena; Mapuches; Curriculum; Chile.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )