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Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314
Resumo
QUILAQUEO-RAPIMAN, Daniel; QUINTRIQUEO-MILLAN, Segundo; RIQUELME-MELLA, Enrique Hernán e LONCON-ANTILEO, Elisa. Educação mapuche e educação escolar na Araucania: dupla racionalidade educacional?. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.162, pp.1050-1070. Epub 01-Abr-2016. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053143599.
Este artigo aborda a construção social de uma dupla racionalidade no conhecimento educativo mapuche. O marco de referência sustenta uma base epistêmica de conhecimentos educativos mapuche e a noção de relação com o saber, na qual a equação passado incorporado mais contexto de ação presente é igual a práticas observáveis. A metodologia propõe uma crítica epistemológica à pesquisa tradicional realizada sobre os povos indígenas. Os resultados sintetizam as principais características da dupla imersão educativa de crianças e jovens mapuches a partir dos discursos dos pais de família. Conclui que a educação mapuche está baseada em uma dupla racionalidade educativa para superar o currículo escolar chileno monolíngue-monocultural.
Palavras-chave : Educação Indígena; Mapuches; Curriculum; Chile.