SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número162O Catecismo de Montpellier e a educação da criança no Brasil ImperialA fundação da Escola Plural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

QUILAQUEO-RAPIMAN, Daniel; QUINTRIQUEO-MILLAN, Segundo; RIQUELME-MELLA, Enrique Hernán  e  LONCON-ANTILEO, Elisa. Educação mapuche e educação escolar na Araucania: dupla racionalidade educacional?. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.162, pp.1050-1070.  Epub 01-Abr-2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143599.

Este artigo aborda a construção social de uma dupla racionalidade no conhecimento educativo mapuche. O marco de referência sustenta uma base epistêmica de conhecimentos educativos mapuche e a noção de relação com o saber, na qual a equação passado incorporado mais contexto de ação presente é igual a práticas observáveis. A metodologia propõe uma crítica epistemológica à pesquisa tradicional realizada sobre os povos indígenas. Os resultados sintetizam as principais características da dupla imersão educativa de crianças e jovens mapuches a partir dos discursos dos pais de família. Conclui que a educação mapuche está baseada em uma dupla racionalidade educativa para superar o currículo escolar chileno monolíngue-monocultural.

Palavras-chave : Educação Indígena; Mapuches; Curriculum; Chile.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )